quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Vírus biológico e vírus de computador-Semelhanças e diferenças

É comum nas aulas de Ciências falar sobre o mundo dos vírus, como se propagam e os seus malefícios.
Mas com a modernização, sobretudo das escolas com o advento da informatização através das salas informatizadas, esta realidade foi mudada.
Agora este assunto ficou muito mais popular. É cotidiano até mesmo aos alunos de primeira série do ensino fundamental. Eles ainda não aprenderam sobre os vírus nas aulas de ciências mas é possível perceber esta palavra em suas conversas.
Mas do  que eles especificamente estão falando? Dos vírus de computador.


Nas salas informatizadas o assunto se apresenta na forma de dúvidas e de certo receio. O medo e a desinformação acabam compondo uma barreira para o uso da informática. Como são estes vírus? Como atacam? Quais os danos? Pegam nas pessoas?   
Para trabalhar estas e outras questões, em parceria com a professora da disciplina de ciências, foi elaborado um projeto de uma mini palestra para inclusão digital correlacionando os vírus de computador com os vírus biológicos.


 Foi mostrado que os vírus biológicos são formados por matéria orgânica e os de computador são formados por linhas de programas. Portando cada um precisa de seu ambiente para se instalar.  Um no biológico outro no digital.
Nos dois tipos a transmissão e os ataques começam através do contato com outro semelhante ou um veículo infectado .
Se um antivírus ou vacina não entrar em ação o hospedeiro é tomado e os danos podem ser leves ou graves. No ser humano a morte e nos computadores sua inutilização.
Para evitar a infecção nos seres humanos lançamos mão da higiene, lavando as mãos, os alimentos, evitar ambientes com concentração de pessoas em que o ar não se renove dentre outras medidas.
Nos computadores evitamos os sites que não são registrados ou de conteúdo impróprio. Os sites com terminação .com.br e .gov.br são exemplos de sites seguros.  
Evitamos ainda abrir emails com anexos ou links de estranhos ou que não foram solicitados.

Estas são informações básicas, mas muito importantes.

A escola, as salas informatizadas e a internet são meios pelos quais adquirimos a informação e a informação é fundamental para a qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário