quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Vírus biológico e vírus de computador-Semelhanças e diferenças

É comum nas aulas de Ciências falar sobre o mundo dos vírus, como se propagam e os seus malefícios.
Mas com a modernização, sobretudo das escolas com o advento da informatização através das salas informatizadas, esta realidade foi mudada.
Agora este assunto ficou muito mais popular. É cotidiano até mesmo aos alunos de primeira série do ensino fundamental. Eles ainda não aprenderam sobre os vírus nas aulas de ciências mas é possível perceber esta palavra em suas conversas.
Mas do  que eles especificamente estão falando? Dos vírus de computador.


Nas salas informatizadas o assunto se apresenta na forma de dúvidas e de certo receio. O medo e a desinformação acabam compondo uma barreira para o uso da informática. Como são estes vírus? Como atacam? Quais os danos? Pegam nas pessoas?   
Para trabalhar estas e outras questões, em parceria com a professora da disciplina de ciências, foi elaborado um projeto de uma mini palestra para inclusão digital correlacionando os vírus de computador com os vírus biológicos.


 Foi mostrado que os vírus biológicos são formados por matéria orgânica e os de computador são formados por linhas de programas. Portando cada um precisa de seu ambiente para se instalar.  Um no biológico outro no digital.
Nos dois tipos a transmissão e os ataques começam através do contato com outro semelhante ou um veículo infectado .
Se um antivírus ou vacina não entrar em ação o hospedeiro é tomado e os danos podem ser leves ou graves. No ser humano a morte e nos computadores sua inutilização.
Para evitar a infecção nos seres humanos lançamos mão da higiene, lavando as mãos, os alimentos, evitar ambientes com concentração de pessoas em que o ar não se renove dentre outras medidas.
Nos computadores evitamos os sites que não são registrados ou de conteúdo impróprio. Os sites com terminação .com.br e .gov.br são exemplos de sites seguros.  
Evitamos ainda abrir emails com anexos ou links de estranhos ou que não foram solicitados.

Estas são informações básicas, mas muito importantes.

A escola, as salas informatizadas e a internet são meios pelos quais adquirimos a informação e a informação é fundamental para a qualidade de vida.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Conscientização e paz no trânsito

Como a sala de informática, o profissional que nela trabalha e a internet podem ajudar na conscientização para a paz no trânsito?
 Uma sugestão num case vivenciado.
Certo dia em horário vago alguns alunos foram pesquisar assuntos diversos na Sala Informatizada da escola. Com toda liberdade eles pesquisavam e eu pude perceber o assunto que eles tinham por interesse.
Os "rachas" de moto!
Eles procuravam e viam as cenas mais absurdas e irresponsáveis possíveis como se fossem divertidas e legais.

Então na qualidade de responsável pela sala e contribuinte da educação, utilizei a mesma internet e as mesmas imagens que eles viam para dar uma nova compreensão sobre o assunto. Conduzi o olhar por um prisma diferente.
Vimos então que a princípio as manobras e os rachas parecem empolgantes. Mas que o final das histórias é na maioria das vezes desastrosas e nada felizes.
Vimos também o que prevê o Código de trânsito para estas infrações e para coibi-las em prol da vida e da saúde e bem estar social.  As penalidades vão de multas até a suspensão do direito de pilotar e dirigir.
Ao tomarem conhecimento de tudo isso a idéia de fazer “rachas” não pareceu mais tão agradável. Na verdade segundo as próprias palavras deles pareceu uma grande “burrice”.
Foi adotada então uma nova idéia. A de que o melhor é viver e fazer da vida uma longa e sadia aventura.